Câncer de próstata: “A doença evolui de forma assintomática e o paciente só percebe sintomas quando ela está em estágio muito avançado”, diz urologista
- Especiais
Por Mara Santos
Image
Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, o câncer de próstata tem todo o mês de novembro dedicado à conscientização e prevenção. A doença também é a segunda causa de óbitos na população masculina. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, em todo o país, entre 2019 e 2021 foram 47 mil óbitos pela doença, uma média de 44 mortes por dia.
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta há uma estimativa de 71 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil até 2025.
Em entrevista ao CadaMinuto, o urologista Chistiano Mota, falou sobre os sintomas comuns do câncer de próstata, alertou para a necessidade de uma detecção precoce para aumentar as chances de cura, pois a doença é assintomática e os sintomas tendem a aparecer quando ela já está em um estágio avançado. O médico também apontou os fatores de risco, falou sobre a importância do exame de toque retal e disse que campanhas de conscientização e a mídia têm ajudado a quebrar o tabu que envolve o exame para alguns homens.
Tudonahora