Como evitar as dores nas costas durante o
home office
Você já se questionou sobre como evitar as dores nas costas durante o home office? O fato é que esse tem sim um problema cada vez mais comum.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa feita no Reino Unido, estima-se que 80% das pessoas que começaram a trabalhar nesse formato, sentiram algum incômodo na região das costas.
Mas, além dessa região, as reclamações também se dirigem ao ombro e pescoço. Diante desse contexto, é normal querer saber como evitar as dores nas costas durante o home office.
Afinal de contas, sofrer com esse tipo de dor, em especial durante o trabalho, não só costuma afetar a sua saúde, mas também a motivação e por consequência a produtividade.
Outro grande problema é que a dor nas costas no home office, caso não haja o tratamento adequado, pode evoluir e se agravar.
Por consequência, pode acabar levando o colaborador a ter altos gastos com a saúde, além de ainda ser capaz de limitar a sua profissão.
Mas, para que você não tenha mais esse problema, no artigo de hoje iremos falar sobre como evitar as dores nas costas durante o home office. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Quais são as regiões das costas mais afetadas pelas dores no home office?
De acordo com os relatos de pacientes, a região das costas que mais há queixa de dor com certeza é a lombar e região cervical.
Agora, no que se refere a intensidade das dores, isso pode sim variar. Enquanto há os que relatam dor localizada, outros reclamam de uma dor pontual ou até mais ampla.
Nesse último caso, os pacientes costumam reclamar que a dor atinge uma região maior das costas, podendo até se alastrar para o pescoço, por exemplo.
Diante disso, não há como negar que as pessoas devem começar a aprender a lidar com essa nova situação, proveniente da pandemia de covid-19.
Hoje em dia, quem trabalha em uma agência que faz gestão de tráfego pago, por exemplo, não precisa mais estar presencialmente no escritório.
E a mesma coisa aconteceu com vários outros trabalhadores. E, por mais que isso tenha gerado diversos benefícios, os contras também existem.
Em casa, as pessoas costumam trabalhar em frente ao computador, muito provavelmente em uma cadeira que não é tão adequada.
O maior problema é o fato de ficarem por longos períodos sentados, na mesma posição, sem sequer fazer algum exercício, atividades físicas ou pausa significativa.
Por consequência, isso gera grandes alterações na postura, além de também diminuir a qualidade de vida do trabalhador.
Quais são as principais causas para dor nas costas?
Se você quer saber como evitar dores nas costas, então é de grande importância saber o que pode ocasionar esse problema.
Afinal de contas, sabendo quais podem ser os responsáveis, fica mais fácil saber quais mudanças de hábito devem ser aplicadas.
Então, em relação às principais causas para dor nas costas, citamos as seguintes:
Má postura
Durante o dia a dia, acaba sendo muito comum manter a má postura na cadeira durante o exercício de suas funções.
É verdade que a má postura pode acontecer em diversos outros momentos da nossa vida, mas em especial durante o home office.
A má postura é capaz de ocasionar dores devido ao fato de sobrecarregar a coluna vertebral, forçando os músculos do pescoço.
O grande problema é que, ao manter uma postura incorreta, isso pode gerar problemas como cifose, lordose ou escoliose.
Esses são os dois principais desvios na coluna, os quais podem gerar diversos prejuízos e ainda afetar a qualidade de vida do indivíduo.
Problemas na saúde
Muita gente não sabe, mas a verdade é que alguns problemas de saúde podem apresentar sinais em forma de dor nas costas.
É o que acontece no caso de doenças respiratórias, infarto, pedra nos rins, câncer, pedra na vesícula e coisas do gênero.
Não há como negar que uma das queixas mais frequentes durante a pandemia é a dor nas costas. Mas, se o incômodo seguir algum outro sintoma, deve-se procurar por um médico, a fim de que ele faça os devidos exames.
Sedentarismo
O sedentarismo é uma outra causa que está relacionada ao home office. Afinal de contas, como muitos começaram a trabalhar em casa, acabaram não mais tendo outras atividades físicas.
Quando se era necessário ir até o escritório, muitos optavam por ir de bicicleta ou até pegar um trecho a pé.
Mas, agora que muitos migraram para o home office, acabaram se tornando muito mais sedentários, algo que pode atrofiar os músculos que sustentam a coluna.
Por consequência, ocasiona em dores nas costas, haja vista que o organismo fica menos resistente para aguentar o peso do tórax e da cabeça.
Então, se você quer saber como evitar as dores nas costas durante o home office, uma das dicas é justamente deixar de ser sedentário.
Excesso de peso
De certa forma, o sobrepeso também tem uma certa ligação com o fato de muitos terem migrado para o home office.
Afinal, como se tornaram mais sedentários, acabaram engordando e ficando acima do peso, prejudicando a saúde óssea.
Isso se dá porque pode acontecer um desequilíbrio na estrutura corporal, haja vista que há maior dificuldade para sustentar o corpo.
Por consequência, acaba tendo mais chances de haver a degeneração da coluna lombar, podendo ocasionar em dores.
Qual é a importância da ergonomia no home office?
Passar várias horas sentados na frente do computador, trabalhando, com certeza é muito cômodo. No entanto, é preciso pensar na ergonomia.
O grande problema de sentir dores nas costas é muito motivado pelo descaso com a ergonomia no home office. Mas você sabe o que exatamente é ergonomia no home office?
Em suma, a ergonomia nada mais é que um conjunto de técnicas, teorias e métodos que tem por intuito garantir a segurança e saúde no trabalho.
Ou seja, na prática, ela atua como uma forma de melhorar a relação do colaborador com a profissão, evitando problemas de saúde e elevar a sua qualidade de vida.
A negligência em relação a esses cuidados pode levar a lesões, dores agudas ou crônicas e até inflamações nas regiões das costas.
Melhorar a postura faz parte de uma das técnicas ergonômicas, mas também pode se referir a outras questões, como a importância de ter notebooks leves, mantendo a postura em um ângulo de 90 graus, por exemplo, e vários outros fatores.
Na grande maioria das vezes, os problemas que acontecem no home office tem relação com esforço repetitivo, algo muito comum para os que exercem a mesma função todos os dias.
Quais são as melhores práticas de ergonomia no home office?
Para saber como evitar as dores nas costas durante o home office, é preciso aplicar o conceito de ergonomia ao realizar os seus trabalhos.
Mas como exatamente fazer isso? Iremos explicar a seguir algumas dicas para melhorar a ergonomia.
Escolha do assento
Para manter a postura correta, a dica é investir em uma cadeira de escritório confortável para coluna, já que isso evita as dores.
O encosto da cadeira deve ser confortável, de modo que faça você corrigir a postura, mantendo-se sempre ereto.
Porém, ao escolher a sua cadeira, leve em conta a sua estatura, sendo que é preciso deixar o rosto de 50 a 75 cm de distância do monitor, mas sempre na altura dos olhos.
Faça alongamentos
Os alongamentos são capazes de evitar dores musculares, uma vez que eles relaxam os músculos e elevam a sua capacidade de movimento.
É possível fazer isso a qualquer momento e de qualquer lugar. Por isso, a dica é fazer algumas pausas para se alongar.
Cuidado com a postura
A postura incorreta é a grande vilã das dores nas costas. Portanto, fique atento para sempre se manter na postura correta, evitando ao máximo tensionar os seus músculos.
Se mantenha saudável
Materia do Cinform.
Manter-se saudável envolve ter uma prática esportiva e alimentação saudável. Mas, além disso, procure ter visitas regulares ao médico.