Sabia que a atividade de colorir pode fazer bem às crianças?
· Geral
· Saúde
Hábito estimula a criatividade e traz muito relaxamento para quem o pratica.
Preencher espaços que antes estavam em branco, dando novas formas, cores e significados ao que estava inacabado. Tudo isso pode ser percebido em meio à arte de colorir. No entanto, se antes dar um estojo com lápis e papel em branco era razão para distrair as crianças, hoje tal atividade já é vista com outros olhos.
Isso porque diversas pesquisas demonstram que as atividades de colorir, de fato, fazem bem aos pequenos. Tanto é que a presença de disciplinas voltadas para as artes têm se tornado cada vez mais habituais na grade curricular de diferentes escolas.
Sendo assim, nosso objetivo hoje é revelar quais os benefícios envolvidos com o ato de colorir, principalmente no que tange o público infantil. Lembrando que grande parte dessas vantagens também pode ser aproveitada pelos adultos. Com isso, além de proporcionar bem-estar aos pequenos, você estará criando um novo hobby com eles.
Colorir faz bem
Muito mais que uma mera distração, o ato de colorir faz com que a criança desenvolva diferentes habilidades, desde a questão motora ao pegar o lápis, pincel ou giz de cera, até a melhora na concentração na hora de realizar uma atividade específica.
Nesse sentido, é super importante que ela seja estimulada desde pequena a colorir, tanto em casa como na escola. Em se tratando do ambiente doméstico, vale a pena ter sempre folhas em branco e um espaço para que ela possa realizar essa atividade com tranquilidade e sem risco de borrar as paredes ou o piso.
Caso ofereça tintas ou canetinhas coloridas, lembre-se de ficar atento quanto ao lugar onde a criança está pintando. Uma dica é colocar um avental nela e recobrir o chão com jornais ou folhas de revistas velhas, diminuindo os riscos de sujeira e borrões em lugares inadequados.
A seguir, conheça alguns dos diversos benefícios do ato de colorir, principalmente, para as crianças.
Incentivo da criatividade
O estímulo para que a criança imagine livremente é algo extremamente importante, na medida em que incentiva a criatividade individual de cada criança. É uma forma de revelar a maneira como ela enxerga o mundo à sua volta, com suas peculiaridades e distinções.
Exposição de sentimentos
Nem toda criança consegue expor o que sente verdadeiramente. A boa notícia, porém, é que isso pode ser facilitado com atividades artísticas como a de colorir, já que esse momento ajuda a revelar tanto sentimentos quanto pensamentos. Sendo assim, é também um jeito de liberar as reflexões sem amarras e preconceitos.
Afirmação da personalidade
Exatamente por ser uma forma de expor os sentimentos, o ato de colorir também pode ser entendido como uma auto afirmação quanto à sua própria personalidade. Isso pode ser percebido com a força que o lápis é usado na hora de pintar, bem como na seleção de cores usadas nos desenhos.
Melhora da coordenação motora
Para realizar a pintura, a criança precisará fazer movimentos firmes e leves ou pesados com as canetas, ou lápis. Tudo isso faz com que haja uma melhora significativa na coordenação motora do pequeno, facilitando suas habilidades para atividades correlatas no futuro.
Materia do Cinform
Relaxamento
Por último, precisamos dizer que colorir também é um tipo de atividade que estimula o bem-estar e a sensação de relaxamento. A criança vai se manter concentrada no desenvolvimento daquele desenho e, ao fim, terá uma liberação do hormônio da dopamina, ligado ao relaxamento e sensação de recompensa.
Com todos esses benefícios fica difícil não mudar a forma como nós, adultos, enxergamos essa atividade tão simples e tão básica na vida dos nossos pequenos. Uma ideia interessante é trazer o hábito de colorir como algo a ser feito por todos da família, fazendo dele um verdadeiro hobby na rotina de todos.