Aluno da Escola Maria das Graças Teixeira, Asafe Vinícius conta como conseguiu 970 pontos no exame nacional: “Cem textos no ano”
“O segredo é realmente treinar. Quando, por qualquer motivo, eu estava cabisbaixo, ela [professora] chegava e dizia: ‘Mocinho, não é hora de desistir’. Além disso, a estrutura da escola, toda climatizada, também ajudou muito. Nunca esquecerei o carinho que recebi deles”, agradeceu.
Lívia Soares, por sua vez, foi a professora que auxiliou Asafe na preparação para o Enem. Ela explica que 95% dos alunos da Escola Maria das Graças Teixeira obtiveram nota igual ou superior a 900. “Essa pontuação só foi alcançada por cinco por cento de todos os estudantes que fizeram o Enem. Isso reforça que realizamos um trabalho sério e, principalmente, que a escola pública também forma com excelência, superando, inclusive, o nível de muitas escolas particulares”, destaca.
Para a professora, o segredo está na persistência. “Trabalho há vinte anos com redação e, hoje, posso dizer que o desempenho de alunos como o Asafe também é resultado da permanente capacitação de todos nós, professores. Muito feliz com tudo isso”, afirma Soares.
Foca no Enem
Já a secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar, Roseane Vasconcelos, lembra a importância de programas desenvolvidos no âmbito da rede estadual, a exemplo do ‘Foca no Enem’.
“Nós da Secretaria de Estado da Educação [Seduc] sabemos que o ensino superior é um divisor de águas na vida de um jovem. Por isso é que, em 2022, fortalecemos a preparação dos nossos alunos com o Foca no Enem, que surgiu como uma política pública essencial para auxiliar os mais de 30 mil alunos das terceiras séries do ensino médio a conseguirem mais oportunidades de acesso à universidade. E vamos continuar colhendo resultados como este”.
Agência Alagoas